6 de março de 2014

Visita de estudo ao Bloco Gráfico da Porto Editora

No dia 6 de março, os alunos da EB1 de Favões foram à zona industrial da Maia, para fazerem uma visita às instalações do Bloco Gráfico da Porto Editora. Deslocámo-nos no autocarro da Câmara Municipal.
Quando chegámos à fábrica ficámos ansiosos, pois todos queríamos descobrir como se fazia um livro.
Primeiro fomos para uma sala receber as instruções da consultora pedagógica Paula que nos mostrou todas as etapas de como se constrói um livro. Ficámos a saber que, para se fazer um livro é preciso uma vasta equipa de pessoas: o autor, o editor, o ilustrador, o designer, o fotógrafo, o paginador, o coordenador e o revisor.
Em seguida, deslocámo-nos à sala da revelação, onde vimos a informação a ser passada para chapas de alumínio que iriam servir para a impressão de folhas.
Seguidamente, fomos ver como funcionam as máquinas que ajudam na construção dos livros. As primeiras que vimos foram as impressoras e as máquinas de fazer as dobragens. Vimos uma  impressora gigantesca, tinha quatro tinteiros, com as cores, preto, magenta, amarelo e ciano. Depois destas, observámos as máquinas de coser, cortar e as de colar a lombada das capas.
No armazém havia  robôs, que pareciam veículos,  transportavam paletes com os livros embalados e os organizava em grandes prateleiras de ferro, onde ficavam armazenados até serem distribuídos.
De salientar ainda que a gráfica tem uma ETAR própria para eliminar os resíduos tóxicos, bem como um sistema de reciclagem que permite transformar as aparas de papel em novos materiais.
No final da visita, a senhora Paula ofereceu-nos uma mochila, uma esferográfica e dois livros de que gostamos muito. O tempo passou muito depressa. Regressámos à Escola atrasados para o almoço. Todos gostaram muito desta visita, foi uma experiência muito interessante e agradável.






















 

Sem comentários:

Enviar um comentário